terça-feira, 31 de agosto de 2010
Empresas fecham mais de R$ 500 mil em negócios no primeiro dia da Rodada de Negócios
A noite de desfiles foi aberta pela empresa de moda feminina Hipnose, de propriedade das irmãs Ieda e Sandra Nascimento, localizada em Salvador. Elas apresentaram a coleção para o verão 2010/2011. Com cortes arrojados em peças como vestidos e saias, a coleção apresenta o tema “Estado de Espírito”, que, segundo Ieda Nascimento, é uma forma de expressar a energia presente no povo baiano. “É algo que não pode ser tocado, mas sim sentido”, afirmou.
Dentro desse tema, um dos subtemas da coleção é o “Encantadoras Guerreiras”, que justifica a opção da estilista em trazer cortes arrojados, porém com sutilezas nas cores. “A ideia é mostrar o espírito guerreiro da mulher, reforçando que, apesar de todas as batalhas de seu dia-a-dia, ela não perde a sua elegância e feminilidade”, explicou.
Quanto à oportunidade de participar do Bahia Moda Design, Ieda destacou o seu amadurecimento enquanto empreendedora ao longo dos anos. “A nossa empresa começou muito pequena e, nesse processo, sempre buscamos aprimorar a gestão e a produção. Estar presente a este evento é o resultado desses anos de trabalho, estudo e apoio de instituições parceiras”, disse, destacando o suporte do Sebrae nas consultorias voltadas para gestão, inovação e acesso a mercado.
Ieda chamou a atenção também para a oportunidade de poder lançar novas coleções, expor produtos e, principalmente, participar das rodadas de negócio. “Foi um momento em que podemos expor as nossas marcas, o nosso trabalho e fechar bons negócios”, declarou. Além da Hipnose, as marcas Patro, Iza & Bell e Anaport, de Feira de Santana, e Mahalo, de Salvador, participaram dos desfiles desta terça-feira.
O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia, Feliciano Monteiro, que acompanhou alguns desfiles e visitou os estandes das empresas, ressaltou que o avanço na indústria da moda baiana é evidente. “As ações realizadas para a melhoria de gestão, a implantação de processos inovadores e o acesso a novas tecnologias formaram a aliança perfeita com o espírito criativo do baiano. Eles, agora, possuem um diferencial no planejamento de seu design, o que contribui ainda mais para a qualidade dos produtos”, afirmou.
Texto: Carlos Baumgarten
Empresas de confecções já podem consultar Centro de Design de Moda da Bahia
Pensar o design na produção de moda. É com esse pretexto que surgiu o Centro de Design de Moda da Bahia, uma das ações do projeto estruturante para o Arranjo Produtivo Local de confecção. O centro prestou consultoria para as 21 empresas que estão participando do Bahia Moda Design, realizado nos últimos dias 30 e 31 de agosto, no Othon Palace Hotel, em Salvador. A estrutura, que funciona no Senai Dendezeiros, também na capital baiana, já está disponível para empresários interessados em receber consultorias na área de design.
A coordenadora do centro, Phaedra Brasil, explica que o projeto passou por uma série de etapas. “Em um primeiro momento, realizamos capacitações com os empresários, sensibilizando-os para a importância de se planejar o design’, conta. Em seguida, foram capacitados profissionais de design, que estão aptos a atender as demandas dos empresários, estimulando a criação de novas coleções.
No centro, os estilistas têm disponíveis as melhores ferramentas para a criação de moda, como mesas de corte, plotters, softwares atualizados, além de “teciteca” e “modateca” – acervos de tecidos e modelos de roupas. O ambiente é o ponto central das ações de estímulo à competitividade das empresas baianas do setor, que querem ganhar reconhecimento pela qualidade e estilo das peças produzidas.
Phaedra afirma que o empresário interessado receberá uma consultoria completa, desde o planejamento do produto até o molde final. “Nesse processo, é levado em conta todo o conceito idealizado pelo estilista e isso é repassado na confecção do produto”, diz. Para a coordenadora, reforçar a importância do design para a moda é fundamental para alavancar a indústria na Bahia. No estande do Centro de Design de Moda da Bahia montado para o evento, foram fornecidas informações a empresários interessados em aprimorar as suas coleções.
Feliciano Monteiro, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia, que presitigiou o Bahia Moda Design, na noite desta terça-feira, 21, destacou as ações realizadas em parceria, por meio do Programa Progredir, que beneficiam empresas de Salvador, Região Metropolitana e Feira de Santana. “Temos toda uma cadeia voltada para o entretenimento que acaba agregando valor aos produtos. Ou seja, não se trata apenas da confecção em si, mas tudo que se movimenta ao redor, a exemplo de um evento como esse”, disse.
Texto: Carlos Baumgarten
Foto: Débora Paes
Moda é tema de duas palestras no BMD
Estampas exclusivas chamam a atenção de lojistas
A estilista Isabel Eloy, que está à frente da Iza & Bell há 17 anos, desenvolvendo peças de moda feminina, tem a expectativa de faturar cerca de R$ 20 mil nos dois dias de evento, porém deixou claro que esse não foi seu objetivo principal ao participar da rodada. “A intenção maior é promover e fortalecer a marca, além de divulgar as indústrias de confecção de Feira de Santana”, afirmou. Os clientes da loja são da região nordeste, sendo 60% de Sergipe e Alagoas, e 40% da Bahia. “Só no primeiro dia fechamos com oito lojistas de Salvador e dois do interior”, diz Isabel.
A designer da Domínio Brasil, Lorena Valadares, tem opinião semelhante à de Isabel. “O mais importante de uma rodada como essa são as portas que se abrem, pois aqui não têm só os clientes, mas fornecedores e profissionais da área”, diz. A marca, que produz cerca de 20 mil peças/mês, existe há 10 anos em Feira de Santana, mas a indústria já tem 34 anos de fundada. “A expectativa é chegarmos a mil peças vendidas durante o evento”, afirma Lorena.
Responsável pela caravana de lojistas de Santo Antônio de Jesus, o gestor do projeto de Calçados e Acessórios do Sebrae Bahia, Carlos Henrique Oliveira, disse que o objetivo principal da rodada é fortalecer a comercialização entre empresários e a indústria baiana. “A maioria desses lojistas só compra em indústrias de fora da Bahia”, revela. E complementa. “É a abertura de mais um canal de comercialização para que sejam desenvolvidos novos negócios e oportunidades”, conclui.
Foto: Gilberto Júnior
Tecidos leves e estamparia sobem à passarela na coleção da Vivire
Noivas da Sélya Mascarenñas brilham na passarela do BMD
Cores vibrantes da marca Goya Lopes Resort abrem primeiro dia de desfiles do BMD
segunda-feira, 30 de agosto de 2010
Looks de estilistas baianos são cartão de visita do BMD
Desejo da Vivire é ampliar mercado
Foto: Eduardo Freire
domingo, 29 de agosto de 2010
Vem chegando o Verão... Confira line up completo do Bahia Moda Design
2. Habtat – 19h30
3. Sélya Mascareñnas – 20h00
4. Vivire – 20h30
2. Patro – 19h30
3. Anaport – 20h00
4. Iza & Bell – 20h30
sexta-feira, 27 de agosto de 2010
Salvador se transforma na capital da moda do Brasil
O segundo semestre começou com tudo para a indústria da moda na Bahia. Uma série de eventos vai acontecer na capital baiana. Quem vai dar o start é o Bahia Moda Design nos dias 30 e 31 desse mês, no Othon Hotel (Ondina). Já está tudo preparado para receber cerca de 1,2 mil convidados nos dois dias de evento que conta com curadoria do jovem estilista Vitorino Campos e produção da sala de desfiles de Cláudio Silveira, criador do Dragão Fashion de Fortaleza.
Surfando nas altas ondas da Mahalo
O Verão 2010/2011 da bachwear Mahalo traz a coleção Litorâneos, recheada de cores e estampas. A base para a criação da nova coleção são os elementos marinhos. As modelagens diferenciadas, apresentam uma cartela de cores aberta e tecidos inovadores, aliados a um riquíssimo trabalho de design gráfico.
Elementos e fotos do universo surf como pranchas, quilhas e manobras, imagens típicas do litoral como coqueiros, ondas, areia, peixes, aves, búzios, conchas, flores e folhas, descrevem o conceito da coleção. A Mahalo é a última marca a desfilar no segundo e último dia do BMD, depois que outras oito marcas mostraram qual será a tônica para o Verão baiano.
A mulher guerreira vestida pela Hipnose
O segundo dia de desfiles será puxado pela coleção primavera-verão 2010-2011 da Hipnose, que traz uma mulher encantadora e guerreira, ao mesmo tempo, maliciosa e doce. Aquela que é muitas em uma, faz tarefas de várias e habita o imaginário de tantos. Desfiados, rasgados, tiras de tecidos que serpenteiam pelo corpo. O contraste de organzas, tafetás e viscolinhos.
Menina Fantástica Penélope Prohmann é destaque na passarela do BMD
Tropicalismo de volta às passarelas da Iza & Bell
Você se lembra do movimento de contracultura chamado Tropicalismo? Para a coleção Primavera-Verão 2010/2011 a marca Iza & Bell buscou inspiração nesse recorte histórico, ocorrido no período de 1967-1968. O objetivo do Tropicalismo era introduzir a complexidade da nossa cultura no quotidiano.
Nova linha Goya Lopes Resort tem coleção com pegada na cultura baiana
Primeira a subir na passarela do BMD no dia 30 a marca Goya Lopes Resort é mais um passo empreendedor de sua criadora, que já comanda com traços marcantes a Didara, empresa que está no mercado há mais de 20 anos.
quinta-feira, 26 de agosto de 2010
A bela da passarela do Bahia Moda Design
Anaport apresenta todo sabor cravo e canela de Gabriela
Pincelada por nuances de tons nudes, a coleção tem o branco como elemento básico, mas, ao mesmo tempo investe em tonalidades de amarelo, alaranjado e marrom. Tudo o trabalho da Anaport é ancorado na responsabilidade por trás da marca, que realiza um trabalho sustentável aliado às inovações tecnológicas e pesquisa de moda.
Os tecidos usados na linha Resort são leves e esvoaçantes, feitos a partir do plano de algodão cambraia, caça bordada e viscose. A coleção foi feita paa mulheres contemporâneas, que buscam marcar suas posturas de maneira sutil, sofisticada e leve. A Anaport apresenta sua leitura da Gabriela Cravo e Canela no segundo dia do BMD (31), às 20h.
Arquitetura baiana é tema da coleção da masculina Patro
quarta-feira, 25 de agosto de 2010
BMD em contagem regressiva!
Culinária brasileira é a tônica para coleção da Habtat
Na paleta de cores, exuberância não faltará nos tons verdes das folhas, no vermelho ardente das frutas, no amarelo e laranja, mas sem esquecer das cores básicas como branco e preto. Já deu para perceber que o Verão vai ser de cores vibrantes, não é? A Habtat é a segunda marca a subir na passarela na segunda-feira, logo depois do desfile da designer Goya Lopes. Imperdível!
A leveza dos ventos na coleção da Vivire
terça-feira, 24 de agosto de 2010
"Sonho que se sonha junto é realidade"
segunda-feira, 23 de agosto de 2010
Desvendando o perfil do consumidor de moda
A mulher camaleoa por Sélya Mascareñnas
Planejamento estratégico de marca de moda no BMD
quarta-feira, 18 de agosto de 2010
Salvador sedia grande evento de moda
"É muito difícil fazer moda no país. Mas o que eu pude observar aqui em Salvador é que existe uma união muito grande entre as indústrias do setor e isso é um ponto super positivo. Podemos considerar o Bahia Moda Design como um grande start na moda baiana. E os baianos podem esperar uma grande surpresa nos dois dias de evento", declarou Cláudio Silveira, produtor da sala de desfile do evento e consultor do BMD.
Estiveram presentes ao evento representantes do Sebrae Bahia, Sindicato das Indústrias do Vestuário (Sindvest), Secti, Fieb, Senai, Senac, BID e Shopping Barra.
Goya Lopes lança livro de arte durante BMD
segunda-feira, 16 de agosto de 2010
Vamos tuitar
http://twitter.com/bamodadesign
quinta-feira, 12 de agosto de 2010
Quem estará no BMD
terça-feira, 10 de agosto de 2010
Cláudio Silveira é o produtor da sala de desfile do BMD
“Estamos otimistas em realizar um grande evento e fazer com que a indústria entenda como funciona o mercado de moda”, disse Silveira.
Durante os dois dias evento, vão acontecer oito desfiles, incluindo modelos da designer baiana Goya Lopes, além de workshops com profissionais do Senac.
Bahia Moda Design vai fortalecer imagem da indústria do vestuário
Além de promover os produtos desenvolvidos pelas indústrias baianas de vestuário e criar canais de negócios, o objetivo principal do evento é fortalecer a imagem da Bahia no cenário da moda nacional. “A ideia é inserir o designer dentro das indústrias de confecção para criar uma identidade de moda baiana que não seja caricaturada”, afirma a gestora do projeto, Chris Rabelo.
O evento é realizado pelo Sebrae Bahia, Sindicato das Indústrias do Vestuário (Sindvest) e SECTI - Governo do Estado, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Unifacs, Restaurante Amado, Rede Bahia. Patrocínio do Shopping Barra.